Túnel que seria usado para fuga é descoberto dentro de presÃdio de Ilhéus
Uma revista de surpresa feita pela diretoria do Presídio Advogado Ariston Cardoso, em Ilhéus, revelou um túnel para fuga na manhã desta sexta-feira (29). Segundo informações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o túnel foi encontrado após investigações internas feitos pelos agentes penitenciários.
A vistoria começou por volta das 6h e foi feita pelo diretor do presídio, major Gustavo Henrique Dantas Rebouças, e pelo tenente Gilvan Barbosa da Silva.
A passagem subterrânea foi aberta dentro de uma das celas e daria acesso à área externa da penitenciária, que fica na Avenida Governador Roberto Santos, no bairro Fundão. A Seap não soube informar a extensão do túnel, mas ponderou que o buraco era longo.
Nenhum detento conseguiu fugir. Os presos que estavam dentro da cela foram relocados. Uma sindicância foi aberta para investigar como os presos conseguiram os equipamentos para fazer a escavação.
Túnel já foi aberto em 2012 - Em setembro de 2012, a polícia conseguiu frustrar uma fuga por túnel no mesmo presídio. Na época, cerca de 100 detentos que ocupavam o módulo 1 conseguiram fazer a escavação com iluminação e ferramentas artesanais. Ele já estava próxima ao muro que dá acesso à parte externa da carceragem. (Matéria originalmente postada no site Correio)